Fim de semana no Gerês
Artigo colocado a 30 May, 2011 em Fim de semana Gerês
 

Um fim de semana no Gerês, é provavelmente uma das melhores prendas que pode oferecer á sua familia.O Gerês é provavelmente uma das serras mais bonitas em Portugal. Fica no Norte do país e são 18 as vilas e aldeias que aqui estão localizadas. Passe um fim de semana no Gerês e descubra as maravilhas naturais que esta serra tem para oferecer!

fim de semana no Geres

Fim de semana no Gerês:Onde ficar

São muitas as opções, desde hotéis, quintas, parques de campismo , instalações termais, ou casas de turismo rural no Gerês. Tudo irá depender do orçamento e do gosto de cada um. O Hotel Águas do Gerês oferece uma estadia repleta de regalias. Entrada livre no complexo termal, massagens, banho turco, jacuzzi e televisão por satélite e internet, são algumas delas. A Quinta de Gestaços situa-se numa encosta arborizada, com vista sobre a Albufeira de Caniçada e Vale do Gerês, e é um tipo de alojamento rural que permite estar em contacto directo com a natureza. Os complexos de apartamentos espalhados por toda a serra e as casa-abrigo, como as situadas no Bico do Pássaro e no Barreiro, podem ser outras das opções a considerar. Ou ainda, se o espírito for mais de aventura, nada como ficar alojado num dos Parques de Campismo, como o da Cerdeira ou na Pousada da Juventude de Vilarinho das Furnas.Existem também diversas casas para alugar no Gerês. A escolha é sua.

Gastronomia:

A comida minhota é uma das mais ricas do país, por isso durante o fim de semana no Gerês, aprecie tudo o que ela tem de melhor. Os pratos típicos são papas de serrabulho, rojões, cozido à portuguesa, cozido de feijão com couves, truta, lampreia e, não se esqueça de pedir pratos confeccionados com carne do boi barrosão ou cabrito do monte. Não se arrependerá. Se gosta de doces regionais, não pode perder os rebuçados dos arcos, pastéis de Santa Eufémia e os ovos-moles. O mel nesta região é muito doce e de grande qualidade.

 

O que visitar durante um fim de semana no Gerês:

São inúmeros os locais que expressam a beleza natural e histórica da Serra do Gerês, mas como num fim-de-semana o tempo é curto, deixamos aqui as sugestões dos locais imperdíveis:

Vilarinho das Furnas merece sem dúvida uma visita, não só pela própria vila em si, com as suas casas de pedra, mas também porque é aqui que vamos encontrar um dos museus etnográficos existentes. Feito com as pedras das casas da vila, quando estas ficaram submersas devidos às cheias nos anos 80, (casas essas visitáveis, uma vez que se encontram abandonadas actualmente), este museu encerra uma boa parte da história das gentes do Gerês, com exposições sobre o artesanato e trabalho agrícola da região.

O miradouro da Pedra Bela, é outro local a visitar sem hesitação. Graças à sua altitude, é possível ter uma privilegiada vista panorâmica da serra, vilas e rios que a atravessam.

Para dar uns bons mergulhos, e pela beleza inigualável com que nos presenteia, as cascatas da Portela do Homem e do Arado são dos melhores sítios da Serra do Gerês. As magníficas quedas de água e lagos são óptimos para nadar e contemplar a natureza envolvente, ideais para se refrescar durante as suas escapadinhas de fim de semana no Gerês.

Perto da Portela do Homem, do outro lado da Fronteira, visite a vila de Torneros e a sua fonte de água quente.

Se é apreciador de história, outro sítio imperdível é o Santuário de S. Bento de Porta Aberta. É um local de peregrinação que remontam ao séc. XVI e o seu nome, deve-se ao facto de a igreja ter as portas sempre abertas para acolher os viajantes que por ali passavam.

A Vila de Cabril e as Cascatas de Tahiti são locais a visitar, assim como a vila S. Pitões da Júnias e o Mosteiro de S. Maria das Júnias, que ainda preserva o cemitério antigo e igreja.

 

Onde divertir-se durante o seu fim de semana no Gerês:

São muitos os sítios na serra que oferecem actividades para os que procuram um pouco de aventura e emoção. A Equi’Desafios, no Campo do Gerês, possibilita escaladas pela serra, rafting, rappel, slide, canoagem, paintball, passeios de barco, de bicicleta, a cavalo ou num Todo-o-Terreno, tiro ao arco, orientação e organiza visitas temáticas sobre Arqueologia ou Astronomia. Ideal para um fim-de-semana com amigos.

Se gosta de passeios mais tranquilos, pode optar antes por escolher um dos muitos trilhos existentes e percorre-lo de bicicleta ou a pé. Esta será uma excelente forma de observar a Natureza no seu estado mais puro, e com um pouco de sorte avistar alguns animais selvagens como cabras, cavalos, águias, lobos ou esquilos, entre tantos outros existentes na serra do Gerês.

Estas são as nossas sugestões, escolha a que mais se adequa à sua personalidade. Uma coisa podemos garantir: um fim de semana no Gerês, seja romântico ou aventureiro, será sem dúvida alguma, inesquecível.

 

Comentários
  • Arminda Novais 19 August, 2011 às 10:26 am

    Bom dia gostaria de saber se tem alguma casa com caoacidade para 25 pessoas no fim de semana 27/28 de agosto e qual o preço

  • Helena 22 March, 2012 às 3:13 pm

    Boa tarde.
    Gostaria de saber qual o valor, mesmo que aproximado, de um fim de semana, com alojamento para duas pessoas, chegada na 6ª à noite, saída no domingo no mês de maio? OTambém gostava de saber mais informações sobre os passeios a cavalo (duração, destinatários e preços).

    Atenciosamente

  • Daniel Jesus 11 July, 2012 às 7:46 pm

    Boa tarde.
    Gostaria de saber qual o valor, mesmo que aproximado, de um fim de semana, com alojamento para duas pessoas, chegada na 6ª à noite, saída no domingo na ultima semana de setembro? OTambém gostava de saber mais informações sobre os passeios a cavalo (duração, destinatários e preços).

    Atenciosamente

  • Gabriela Pereira 18 September, 2012 às 1:25 pm

    Boa tarde,

    Gostaria quais as ofertas possíveis para passar o fim-de-semana de 5 a 7/10/2012, um casal com uma filhota de 6 anos.

    Alem das condições os valores também.

    Atenciosamente,

    Gabriela Pereira

  • Sandra Oliveira 3 October, 2012 às 1:42 pm

    Gostaria de saber as ofertas possíveis para a passagem de ano, de 31 para 01 de Janeiro. para 2 ou 3casais. e os respetivos valores e condiçoes.

    Aguardo uma resposta breve.
    Atenciosamente
    Sandra Oliveira

  • Maria gago 24 October, 2012 às 11:41 am

    Gostaria de saber o valor de 1 T1 para os dias 30-31/12/12 e 1/1/13.

  • Adélia Anita 18 November, 2013 às 11:01 am

    Visitem o facebook da Quinta do Negral em http://www.facebook.com/geres.casasdecampo.
    Tenho passado lá muitas das minhas férias e adoro, volto sempre para o mesmo lugar. Aceitam animais o que para mim é um alívio todo os anos. Casas equipadas, com qualidade, funcionários magníficos. Tudo o que espero para as minhas férias. Recomendo para fins de semana e não só. Obrigado a todos umas boas férias

Preencha o formulário abaixo para enviar o seu comentário
'Login')); ?>




(C) 2011 Turismo Rural Gerês | Tema Wordpress exclusivo por Sybo